Quando nos perguntam qual é o período mais antigo do mundo, uma das primeiras coisas que vem a cabeça é a expressão “idade da pedra”. E por isso, a pedra é o elemento de construção mais antigo que existe.
Usada pelos homens para os mais diferentes fins – sejam eles estruturais, para habitação ou decorativos – ela tem ganhado cada vez mais espaço no ramo de construção do mundo.
E por isso, nada mais justo que um material tão antigo possuir tantos mistérios e mitos que foram sendo criados ao longo do tempo por profissionais, marmoristas e contadores de histórias. Infelizmente algumas dessas histórias desqualificam os materiais naturais de forma injusta e imerecida.
Mito 1 – Pedras naturais mancham com facilidade
Muitos profissionais e proprietários preferem evitar as pedras naturais por acreditarem que elas mancham com facilidade muito maior. E de fato, a coloração dos materiais naturais é uma da maiores preocupações devido a sua fragilidade.
Mas ao contrário do que muitos pensam, quando o proprietário possui o cuidado adequado e pratica medidas preventivas, o material terá sua cor conservada por muito tempo. E são algumas medidas muito simples, como por exemplo passar o pano quando alguém derrubar algum liquido corrosivo – como suco de limão ou até ácido – ou seguir as indicações fornecidas pelos próprios marmoristas.
Um grande exemplo é aquela situação comum de quando o cliente chega pedindo um mármore para colocar na cozinha. O dever do marmorista é deixar claro que caso esse material seja instalado dessa forma, a sua integridade do produto será comprometida. Aí, cabe aos consumidor escolher seguir a orientação do profissional ou não.
Mito 2 – Pedra natural sai de moda
O fato é que a moda é algo que vai e vem, evoluindo e adaptando-se de forma muito acelerada. Por isso, as grandes companhias de materiais industrializados trabalham em prol de mudar trocar linhas, cores, acabamentos e texturas de seus materiais.
Já as pedras naturais, elas não sofrem com isso, pois cada chapa é única e diferenciada!
Diferente dos materiais naturais, as pedras naturais sempre estão em constante mudança, e de forma natural, ou seja, sem a interferência do homem.
Sem contar que um mármore ou um granito conferem ao ambiente um tom muito mais clássico e romântico.
Por todos esses motivos, o material natural nunca sai de moda, pois ele sempre está em constante mudança!
Mito 3 – As pedras naturais são delicadas e exigem muita manutenção
Esse é outro mito que desencoraja alguns profissionais e clientes na hora da seleção de materiais. É verdade que o mármore é um material um pouco mais delicado que outros, e que possui uma resistência menor a cortes, manchas e temperatura.
Mas todos esses danos e as manutenções que viriam a ser longas e demoradas podem ser evitados com algumas medidas muito simples, as famosas manutenções preventivas.
Utilize sempre uma tábua para corte na hora do preparo dos alimentos. Usar dissipadores de calor protegem o material de temperaturas mais altas e secar os líquidos assim que eles são derramados evitam as deformações de cores.
Essas são todas medidas muito simples que protegem o seu material e fazem com que ele mantenha suas características naturais.
Mito 4 – Os materiais naturais são mais caros
Os materiais naturais geralmente são vistos como mais caros. Isso também é um grande erro, pois em muitas situações os indutrializados possuem preços muito mais elevados.
Tudo vai depender do tamanho do projeto e das particularidades que são exigidas pelo profissional/projeto. Coisas como o tipo do material, o acabamento, o padrão de veios e tonalidades. Todas essas informações pesam na hora do fechamento do projeto e do orçamento.
Mas ao contrário do que muitos acreditam, os materiais industrializados sofrem da mesma situação, já que dependem de fatores de importação e acabamento também.