Os materiais industrializados chegaram ao mundo da arquitetura com tudo. Eles são escolhidos para alguns projetos exatamente por terem diferentes utilidades e benefícios. E um dos que mais surpreende os marmoristas é o prime. Esse material que geralmente é encontrado nas cores bege (comumente chamado de crema) e branco, oferece uma série de benefícios realmente importantes para os profissionais na hora de escolher os materiais. Mas quais são as especificações dele? Do que realmente é feito?
O que é um prime
O prime é um material que levanta muitas dúvidas. Alguns dizem que ele é industrializado, outros que ele é um composto e que possui algumas cores. Bom, para inicio de conversa ele é um composto a base de mármore. Em sua composição são combinados resina e pó de mármore (além de outros componentes).
Essa composição faz com que o material tenha a aparência de um mármore resinado. A única diferença é que ele não possui os mesmos veios que o mármore natural possui.
É um material que possui uma resistência interessante na relação custo/beneficio já que sua superfície é totalmente uniforme.
Onde pode ser usado
Ao contrário do que alguns profissionais acreditam e indicam, o prime não deve ser usado em cozinhas sob hipótese alguma. Isso acontece por um motivo muito simples: o prime é mármore. Por isso, assim como o material natural, ele tem certa vulnerabilidade ao fogo, temperaturas altas e líquidos corrosivos.
Por esses motivos ele acaba sendo muito recomendado para o banheiro, bancadas que não possuem contato com o calor, áreas secas e ambientes internos em geral que não possuam exposição direta ao sol.